Ricardo Soledade
Cresceu cercado pelos livros de arte do pai e do avô, ambos ilustradores e artistas plásticos.
Isso despertou, desde muito cedo, o interesse pelas imagens e por muito tempo durante a infância e juventude desenhou seus próprios personagens e histórias em quadrinhos.
Tem como referências visuais as emblemáticas fotos das revistas LIFE, National Geographic, as belas ilustrações dos quadrinhos de Harold Foster, dos desenhos de Norman Rockwell, além da iluminação cinematográfica dos quadrinhos de Will Eisner e dos grandes mestres como Caravaggio e Monet, cujos livros sempre pegava da estante com as coleções de seu pai.
Entre seus ídolos fotográficos estão Joe McNally, Jerry Ghionis, Sebastião Salgado, Cliff Mautner, Araquêm Alcântara, de onde sempre busca inspiração.
Suas experiências estiveram sempre ligadas, de alguma forma, às imagens.
Trabalhou por mais de 20 anos na TV Globo em diversas áreas como entretenimento, jornalismo e esporte, sempre ligado à tecnologia, áudio e vídeo.
Muitos desses anos atuou em iluminação para TV e operação de vídeo, o que ajudou a refinar o olhar e conhecer melhor a iluminação como ferramenta de linguagem para a composição das imagens.
Amante da fotografia, consome tudo o que está ao alcance, buscando sempre a atualização e o aperfeiçoamento, com a participação em cursos de fotografia e iluminação, tratamento de imagens, feiras e palestras e em livros e revistas.